bootstrap modal

Baladin

Cervejaria: Birrificio Baladin Societá Semplice Agricola | Piozzo, Cuneo - Itália (1996)

Mobirise

Uma cervejaria agrícola

A cervejaria Baladin foi originalmente criada em 1996 como um Brew Pub (bar com produção própria de cervejas) em Piozzo – uma pequena aldeia na região de Langhe, na província de Cuneo, na Itália, pelo seu fundador e mestre cervejeiro Teo Musso. O primeiro sistema de fabricação de cervejas, foi produzida pelo próprio Teo na Bélgica, com a ajuda de seu amigo Jean-Luis Dits da Brasserie a Vapeur (Pipaix – Bélgica) e ficava localizada em um estreito porão ao lado do bar. Foi construído com tanques de leite antigos e inicialmente, a Baladin só fazia algumas poucas cervejas, que somente eram servidas, na torneira dos tanques.

No entanto, apenas um ano após a abertura da cervejaria, Teo começou a pensar em garrafas e novas receitas, que, atualmente, já são mais de 30. O objetivo estava claro: fazer cervejas com uma personalidade forte – tanto em termos de sabor e com de imagem – e que se distinguissem na gastronomia, da Itália e do mundo.

Mobirise

Baladin Isaac

Uma cerveja turva, com espuma cremosa e cor de damasco. Seu aroma de leveduras e frutas cítricas se misturam harmoniosamente como o picante das sementes de coentro e das cascas de laranja, que nos convidam a abrir a garrafa desta deliciosa cerveja de trigo. Isaac é ideal como aperitivo, é perfeita para acompanhar pratos frescos, antepastos suaves de vegetais e vai muito bem com peixes também. Refrescante, tem corpo de leve e é muito fácil de beber.

Descrição do produto
• Cerveja Belgian Witbier : Clara
• Teor alcoólico: 5,0%
• IBU: 10
• Garrafas 330 ml (caixa c/ 12 un.)

Informação adicional
Localização: Itália
Marca: Baladin
Categorias: Ale, Belgian Witbier. 
Harmonização: Peixe, Vegetais

Mobirise

Baladin Nazionale

Primeira cerveja 100% italiana, feita exclusivamente com ingredientes italianos. Uma cerveja intencionalmente simples, produzida com água, malte de cevada, lúpulo, leveduras e duas especiarias italianas (bergamota e semente de coentro), que se combinam para criar harmonia e originalidade. A cerveja que sugere variadas combinações, das menos as mais ousadas, mas o mais importante é que marca um ponto de virada na produção italiana de cervejas artesanais. Nazionale é excelente como aperitivo e vai bem com os mais diversos tipos de pratos.

Descrição do produto
• Cerveja Golden Ale : Clara
• Teor alcoólico: 6,5%
• IBU: 29
• Garrafas 330 ml (caixa c/ 12 un.)
• Barril Descartável 30 L

Informação adicional
Localização: Itália
Marca: Baladin
Categorias: Ale, Italian Ale
Harmonização: Peixe, Pratos Agridoces, Pratos Apimentados, Pratos Condimentados, Pratos Leves, Pratos Picantes, Pratos Robustos, Vegetais 

Mobirise

Baladin Nora

Nora é uma cerveja que trata da história antiga, do povo nômade, das pirâmides, das especiarias e do KAMUT® – que significa “a alma da terra”, em egípcio antigo. Sua coloração âmbar quente e rica espuma, trazem a tona as notas orientais, o gengibre e as frutas cítricas. Seus aromas e sabor docemente equilibrados são ideais para acompanhar pratos picantes étnicos, carnes e queijos curados, alcachofras e aspargos.

Descrição do produto
• Cerveja Specialty Egyptian Ale: Clara
• Teor alcoólico: 6,8%
• IBU: 14
• Garrafas 330 ml (caixa c/ 12 un.)

Informação adicional
Localização: Itália
Embalagem: Garrafas 330 ml (caixa c/ 12 un.) 
Marca: Baladin
Categorias:  Ale, Egyptian Ale.
Harmonização: Carnes, Pratos Picantes, Queijos

Mobirise

Baladin Open Rock’n’Roll

Água, malte de cevada, lúpulos (principalmente norteamericanos), a levedura e a pimenta, criam o caráter Rock’n’Roll
inconfundível. Uma cerveja cuja frescor e o uso hábil de pimenta misturam-se com os aromas e amargor do lúpulo em um
crescente musical. Uma verdadeira “Drink’n’Roll” que certamente atrairá um grande número de aficionados. Uma cerveja para ser bebida conforme a sua fantasia ditar: seja sozinha, para saciar a sede ou com frios e queijos, no happy hour.

Descrição do produto
• Cerveja American Pale Ale: Clara
• Teor alcoólico: 7,5%
• IBU: 43
• Garrafas 330 ml (avulsa caixa c/ 12 un.)
• Barril Descartável 30 L

Informação adicional
Localização: Itália
Marca: Baladin
Categorias: Ale, American Pale Ale - APA.
Harmonização: Queijos 

Mobirise

Baladin Super Bitter

A Super Bitter sem dúvida segue a tendência das cervejas amargas, mas sem ir longe demais. Super Bitter certamente traz em sua plenitude os aromas do lúpulo – dado ao uso generoso de um tipo particular de lúpulo americano chamado Amarillo – mas que se mantém fiel à identidade Baladin e estabelece um equilíbrio perfeito com as notas de caramelo, frutas secas (apenas uma toque) e ao amargor do lúpulo. Super Bitter, assim como a sua famosa “irmã mais velha”, a Super, irá seduzi-lo a passar tempo com os amigos e a socializar-se.

Descrição do produto
• Cerveja Âmber Ale: Âmbar
• Teor alcoólico: 8,5%
• IBU: 35
• Garrafas 330 ml (avulsa caixa c/ 12 un.)
• Barril Descartável 30 L

Informação adicional
Localização: Itália
Marca: Baladin

Mobirise

Baladin Wayan

Criativa cerveja Saison, produzida com 5 cereais (cevada, trigo, centeio, espelta e trigo sarraceno) e 9 especiarias, das quais 5 são pimentas. Com este mix exclusivo, o aroma da Wayan nos remete aos pomares de frutas cítricas banhadas pelo sol, combinadas com notas de flores de laranjeira, pêra e bergamota. Elegante, efervescente e refrescante, de cor clara e levemente turva, vai bem com mariscos e pratos de peixe, carne branca e queijos frescos.

Descrição do produto
• Cerveja Saison : Clara
• Teor alcoólico: 5,8%
• IBU: 9
• Garrafas 330 ml (caixa c/ 12 un.)

Informação adicional
Localização: Itália
Marca: Baladin
Categorias: Ale, Saison.
Harmonização: Peixe, Vegetais 

Um pouco mais sobre a Baladin

A cerveja de trigo mais conhecida e consumida do mundo!

Para encurtar a longa história da Baladin, alguns anos após a sua criação, a adega para a fermentação do mosto (ou seja, a sala onde os fermentadores estão localizados) teve que ser ampliado após o primeiro sucesso comercial. Como ele não podia mover toda sua instalação, sem comprometer a identidade da cervejaria recém-nascida, Teo decidiu converter um antigo galinheiro de propriedade de seus pais. Para transportar o mosto, ele construiu um “duto de cerveja” de 300 m de comprimento, subterrâneo e que ligava a cervejaria ao porão.

Anos mais tarde, todo o sistema de infusão também foi transferido para o “galinheiro”. Sua capacidade de produção aumentou de 500 litros iniciais para 1.000 litros. Logo depois, o sucesso alcançado por Baladin, fez necessário uma ampliação ainda maior para alcançar o preparo de 2.500 litros (a propósito, cada sistema sempre foi construído de acordo com as especificações do Teo, que não quer perder seu o hábito de “engenharia artesanal” – DIY = Do it your self – e que teve de adaptar todo o equipamento às necessidades de uma cervejaria artesanal, algo bastante inovador na Itália na época …). Mesmo o “galinheiro” tornou-se muito pequeno. Mas uma boa oportunidade surgiu quanto uma antiga fábrica de 2.600 m2 ao pé da colina Piozzo, na aldeia vizinha de Farigliano, tornou-se disponível. A idéia era evitar a construção a partir do zero e sim renovar as instalações disponíveis sem destruir mais áreas verdes. 

Em janeiro de 2012, ali formou-se a fazenda e fábrica Baladin, com a intenção de tornar-se responsável por todo o ciclo de produção das suas cervejas, a começar, naturalmente, da terra e os ingredientes necessários para fazê-las. O objetivo final é suportar todo o ciclo, produzindo riqueza e valores éticos ao mesmo tempo. O malte de cevada vem dos campos em Basilicata, enquanto parte do lúpulo vem de uma plantação experimental no Piemonte, gerido em cooperação com a Faculdade de Ciências Agrárias em Cussanio. 


SOBRE NÓS

Somos uma empresa familiar fundada em 1986 e, desde 1993, importamos, distribuímos e realizamos a gestão de marcas/marketing de cervejas especiais.

ENDEREÇO
Av. Eng. Eusébio Stevaux, 1469
Jurubatuba São Paulo - SP - Brasil
CEP: 04696-000

NEWSLETTER

Receba novidades sobre a Bier & Wein

ACOMPANHE NOSSAS REDES