1795 Czech Lagergraphic 1795 Czech Lager
Cervejaria: Pivovar Samson a.s. BMP | Budweis, República Tcheca (1795)

A primeira cerveja da cidade de Budweis – República Tcheca.​​

A 1795 é a premium Lager original da famosa cidade de Budweis, na Bohemia, República Tcheca, produzida pela cervejaria BMP – Budejovicky Mestansky Pivovar (atualmente propriedade grupo Samson) – mais antiga cervejaria da região, fundada no centro histórico em 1795. Referência mundial em cervejas Lagers, Budweis é cidade de origem de excelentes cervejas desse tipo há mais de 700 anos.

Fabricada sob rigorosos e tradicionais processos, a cerveja 1795 (ou Samson 1795 como é comercializada atualmente na Europa) utiliza até hoje a receita original e tanques abertos de fermentação, atingindo os mais elevados padrões estabelecidos pela D.O.C (Denominação de Origem Controlada) determinados pela União Européia exclusivamente para cervejas produzidas na cidade de Budweis.

​Similar aos vinhos, desde 2004 a União Européia decretou o uso do termo “Budejovické Pivo” ou “Budweiser Bier” como D.O.C, afirmando que a qualidade superior da cerveja está intimamente ligada à região onde é produzida.

Apreciada pela cor dourada, paladar redondo e balanceado amargor, a BMP produz e prepara seu próprio malte, utiliza o famoso lúpulo de Saaz e água de fonte própria retirada a mais de 270 metros abaixo da terra.

Datas-chave na disputa das cervejas Budweiser:
1795 – É fundada a cervejaria BMP (Budejovicky Mestansky Pivovar).
1802 – A cervejaria BMP produz a primeira Budweiser Bier.
1872 – A cervejaria BMP inicia exportações aos Estados Unidos.
1877 – A cervejaria Anheuser-Busch, nos EUA, registra a marca “Budweiser”
1882 – A cervejaria BMP registra a marca “Budweiser Lager Bier”.
1895 – É fundada a cervejaria Budejovicky Budvar, a concorrente tcheca da BMP.

Curiosidade:
Em 1894, Adolphus Busch testemunhou na Corte do Distrito Sul de Nova Iorque, em favor da Cervejaria Anheuser-Busch na disputa pelo uso da marca Budweis, afirmando que sua idéia era simples: “produzir uma cerveja com a mesma qualidade, cor e gosto da cerveja que era produzida em Budweis”. Ele se referia à BMP, afinal na época não existia nenhuma outra cervejaria em Budweis.


A cerveja