Tempeliergraphic Tempelier
Cervejaria: Brouwerij Corsendonk N.V. | Turnhout, Bélgica (1982)

Uma homenagem aos Cavaleiros Templários.

Mais recente lançamento da Cervejaria Corsendonk, a Tempelier começou a ser produzida em junho de 2009, em homenagem à Ordem dos Cavaleiros Templários. Oficialmente aprovada pela Igreja Católica Romana em torno de 1129, a Ordem se tornou uma instituição de caridade favorecida por toda a cristandade e cresceu rapidamente em número de membros e poder.

Cavaleiros templários, em seus característicos mantos brancos com uma cruz vermelha, estavam entre as unidades mais qualificadas na luta das Cruzadas. Membros não combatentes da Ordem criaram uma grande infraestrutura econômica, além de técnicas inovadoras financeiras (uma forma primitiva de bancos) e assim construíram diversas fortificações por toda a Europa e Terra Santa.

A existência dos Templários está intimamente ligada as Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem desapareceu. Rumores sobre a cerimônia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças. O então Rei da frança Filipe IV, profundamente endividado com a Ordem, se aproveitou da situação e Pressionou o Papa Clemente V, que desfez a Ordem dos Templários em 1312.

O súbito desaparecimento da maior parte da infra estrutura europeia, deu origem a especulações e lendas que têm mantido o nome dos Templários vivo até hoje.


A cerveja