Urthelgraphic Urthel
Cervejaria: Koningshoeven Brouwerij | Tilburg, Holanda (2000)

Cervejas holandesas com um toque belga​.​​​

Desde o ano 2000, a Urthel se tornou realidade, uma criação concebida pelo casal Hildegard e Bas van Ostaden – proprietários da cervejaria Leyerth. O duo divide as responsabilidades: Hildegard, a mestre-cervejeira, formula as receitas e produz as cervejas, enquanto Bas, o artista, desenha os rótulos, embalagens e materiais de venda.

Os Ostadens nunca haviam planejado produzir cervejas cult, mas isso simplesmente aconteceu. Começaram diretamente em sua casa em Ruiselede, Flanders, Bélgica, depois abriram sua própria cervejaria na mesma cidade, para então passarem a produzir suas cervejas em parceria com a cervejaria de Koningshoeven, Holanda, onde fica também o monastério trapista responsável pela produção das memoráveis cervejas La Trappe.

A marca tem um trajeto repleto de sucesso e peculiaridades, a começar pelos simpáticos rótulos. Na realidade, as figuras dos gnomos que hoje simbolizam a cerveja nasceram antes dela. Bas já desenhava personagens e contos de fadas para os “tempos modernos” e, quando decidiram começar a produzir as cervejas, procuraram uma imagem para representar a marca. Não chegavam a consenso nenhum até que então surgiu a idéia de combinar seus personagens, os Erthels, com sua nova cerveja. Foi assim que nasceu a Urthel, uma linha de cervejas especiais, cercadas pelos mitos dos Erthels, gnomos de 35 a 40 cm de altura.

Entre tantos mistérios, apreciar esta bebida inigualável fica ainda mais prazeroso quando feito da maneira como rege a lenda destes pequeninos amigos. Siga as dicas:

Sirva sempre a Urthel em seu exclusivo copo “Paché” especial.
Quando beber Urthel em companhia, lembre-se de “bater” os copos em um brinde com seus compatriotas dizendo “Paché”. Este é o brinde tradicional de Erthel que significa: “desejo-lhe toda a sorte, amor, saúde e felicidade do mundo!”


As cervejas