É um monumento monolítico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádica, com 282 leis em 3600 linhas.
A numeração vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições da época. A peça tem 2,25 m de altura, 1,50 m de circunferência na parte superior e 1,90 m na base.
Esta foi a primeira evidência química encontrada sobre a cerveja no mundo. Julga-se que nesta época a cerveja já era tida como uma bebida importante e já bem estabelecida.
Foto: Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia - Filadélfia
O canudo era necessário para beber as cervejas que até então não eram filtradas. Na parte de baixo da imagem, um grupo de musicistas e uma típica cena de confraternização e festividade.
Foto: Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia - Filadélfia
ÁGUA
Representa entre 90 e 95%
do conteúdo da cerveja.
MALTE (CEVADA/TRIGO)
Os maltes são ricas fontes de proteínas, aminoácidos.
LÚPULO
A introdução do Lúpulo ocorreu no Séc. XV. (1409).
LEVEDURA
Fungo que transforma os açúcares em álcool e CO2,
DEGUSTAÇÃO A ordem da degustação - Comece sempre pela cerveja menos alcoólica e mais suave, para então passar, por ordem crescente, para as mais robustas e intensas. O serviço também será crescente na apresentação dos pratos, dos mais delicados aos mais complexos.
A TEMPERATURA - A temperatura de serviço deve subir conforme for aumentando o teor alcoólico da cerveja. Uma boa solução para facilitar e padronizar o serviço é eleger a temperatura entre 3 a 6ºC para servir todas as cervejas e aguardar que a cerveja ganhe temperatura no copo, quando por exemplo, estiver degustando um rótulo mais potente. Assim você ainda perceberá a evolução dos aromas e sabores, como no caso de uma Strong Ale, que deve ser preferencialmente servida acima dos 8º C.
Lembre-se: temperaturas “estupidamente gelada” inibem a percepção adequada do sabor e prejudica a correta avaliação do produto.
Conceito de corte: busque pontos chaves da cerveja capazes de cortar a untuosidade deixada pelo prato na boca, preparando-a para a próxima garfada. São eles:
álcool
amargor
acidez
frisante (carbonatação)
Complemento: busque sabores harmônicos complementares. A idéia é destacar o prato e a cerveja e até mesmo criar um terceiro sabor. As harmonizações podem se dar:
semelhança: doçura x doçura / acidez x acidez
contraste: picante x doçura / doçura x amargor
Designed with Mobirise site templates